Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Leituras de Agosto 2015 - #G

   Olá Praticamente Leitores!!! Giu aqui.
   Então, o mês está sendo bem complicado de leituras. Em outro post eu disse que no fim do mês eu voltaria falando das "Leituras de Agosto", portanto aqui estou eu. Na verdade, eu não vim falar sobre o que eu li em Agosto, mas sim sobre o que eu estou lendo, já que não consegui finalizar nenhum livro em Agosto.



   Não é a primeira vez que eu posto foto deste livro, cada hora posto com um fundo diferente, haha. A verdade é que depois que li convergente entrei em uma super ressaca literária. Me desanimei pra ler Quatro, e estou "empacada" no comecinho do livro.



   Tenho lido Memórias de um Sargento de Milícias a pedido da escola. Como tenho que fazer o roteiro pra peça de teatro ao mesmo tempo que leio o livro, a leitura fica atrasada. Eu leio um capítulo, e já vou pro computador "reler" enquanto digito o roteiro. Fica difícil andar rápido :/


   Por último (sim, estou lendo três livros ao mesmo tempo), comprei neste sábado (29/08) Um diário no tempo. Por ser um livro bem grande, vou lendo aos poucos. O gênero do livro é romance e traz diversos ensinamentos muito interessantes aos longo dele.

   Bom, por hoje é isso. Desculpem se tenho estado meio ausente do blog, vou fazer o possível para ficar mais presente. Até a próxima! Beijos 




quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vida de Leitor - Como o colégio e a Netflix acabaram com as minhas leituras #T1

Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje vim estrear o quadro novo "Vida de leitor". Esse post vai ser um tipo de pedido de desculpas pela demora de postagens do blog e tal. Eu e a Giu estamos um pouco enroladas com a escola,mas logo vamos trazer mais conteúdos legais para vocês.



Então, eu estudo em uma escola técnica integral (então acabo passando o dia inteiro lá) e acabei me enrolando muito com as leituras. Até me acostumar e acertar os horários levou um tempo,então meu ritmo de leitura caiu bastante. Mas prometo que não vamos abandonar o blog nem nada do tipo.
Aliás, nesse tempo livre que tenho,comecei a assistir séries e pensei em conversar sobre elas aqui.

A minha preferida atualmente é How I met your mother, e estou assistindo pelo Netflix (infelizmente só tem até a oitava temporada de novo,mas vamos relevar).




A série se passa a partir do momento que um pai decide contar para seus filhos como conheceu a mãe deles, e assim começa a contar memórias de sua vida quando era mais jovem e de seus amigos. É muito bem humorada e o roteiro e atuação são divinos. Não vou falar muito sobre a série para não contar muito da sinopse e penso em resenhar as temporadas algum dia.... Vocês gostariam disso? E me deem sugestões de séries também!É isso por hoje e até breve!





domingo, 23 de agosto de 2015

Novo Quadro: Vida de Leitor

   Olá praticamente Leitores! Aqui é a Giu e hoje eu vim trazer uma postagem bem rápida sobre um novo quadro aqui do blog, chamado “Vida de Leitor”.
    O quadro vai consistir em falar sobre coisas cotidianas na vida de um leitor. Eu e a Thaís vamos dar nossas opiniões, debater um pouco com vocês.
   Toda vez que o quadro for postado, o título da postagem será: Vida de Leitor: x sendo “x” o assunto tratado no quadro. Depois, vocês verão uma # com a letra G ou T, indicando se quem está postando sou eu ou a Thaís. O número que vier depois da letra significa quantas vezes nós já postamos.


   Bom pessoal, como eu disse, esse foi só um aviso rapidinho explicando mais ou menos o que será o quadro novo. Vocês vão entender melhor na próxima postagem. Aguardem! Beijos

Resenha: Raiz-forte: verdades amargas que você não pode evitar

Informações técnicas:

Nome: Raiz-forte:verdades amargas que você não pode evitar
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia.das Letras
Ano de edição: 2009 
Páginas:174 




Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje trouxe a resenha de mais um livro! Esse aqui é o Raiz-Forte, do Autor Lemony Snicket,mesmo autor de Desventuras em Série (para ver a resenha do primeiro livro da série clique aqui ).Esse livro não contém uma história em si,mas é uma coletânea de várias frases do autor. Como o título do livro fala, são verdades amargas de nossa vida, contadas de uma maneira rapída e usando um certo tom de eufemismo,para amenizar a situação.


Contracapa: "A vida é uma jornada turbulenta, repleta de confusão, desgostos e incoveniências. Este livro não vai ajudar a torná-la mais agradável".
O livro inicia com uma rápida história sobre uma mulher que procura um grande sábio. Depois, o livro é divido em capítulos com temas para as frases:


As sentenças são retiradas das outras obras do autor ou de matérias inéditos dele. Todos os leitores de Desventuras em Série vão reconhecer o estilo de escrita ácido do Lemony e mesmo aqueles que não leram nenhum de seus livros irão se surpreender pelo modo como ele conta o lado agridoce das coisas.

Frase do capítulo 9 - Assuntos do coração
Acredito que não possa falar mais nada da obra, já que são apenas citações, mas posso garantir que a leitura é muito válida e você pode tentar achar um lado bom em coisas desagradáveis (ou não).

É isso por hoje gente, não se esqueçam de comentar o que vocês acharam ou se já leram/querem ler a história. Até a próxima!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TBR: Agosto 2015 #Giu

Olá praticamente leitores! Giu aqui. Hoje vim fazer uma TBR do mês de agosto, sem a parte do “Book jar”. Antes de tudo, gostaria de pedir desculpas pela demora para postar. Eu realmente me distrai e esqueci que deveria postar; quando vi já havia passado uma semana!! Enfim, aí vamos nós.
Bom, como ultimamente tenho lido séries, fica difícil sortear um livro aleatório que vai me tirar da “linha” entendem? Então, seguindo essa linha de raciocínio, vim fazer uma lista de todos os livros que quero tentar ler neste mês de agosto. Falarei um pouquinho de cada um para vocês, espero que gostem. Vou colocar na ordem que eu tentarei seguir, enfim.

                       
O primeiro livro da minha “TBR” é o livro Quatro. Comprei recentemente já que terminei de ler Convergente no fim do mês. Quatro são histórias da série divergente. Como o próprio nome já diz, as histórias são narradas e pertencem a Tobias (o Quatro); o livro conta um pouco de sua história antes de conhecer Tris. Contém: A Tranferência • A Iniciação • O Filho • O Traidor • Três cenas exclusivas. {Ainda não sei se farei resenha}.

                           
O segundo foi entregue pela escola. Memórias de um sargento de milícias conta, basicamente a história de Leonardinho, que virá a se tornar o sargento de milícias. Muito legal para quem está para prestar vestibular, literatura brasileira de Manuel Antônio de Almeida. {Terei que fazer um teatro sobre este livro para a escola, portanto farei resenha e disponibilizarei o roteiro para quem estiver interessado.}

                            
A melhor parte de todas! O terceiro livro é o que eu mais desejo chegar. Finalmente voltarei para o universo de Percy Jackson com Percy Jackson e os Deuses Gregos. Impossível descrever a saudade que sinto de entrar nesse mundo {Terá resenha, com certeza}. O livro fala basicamente sobre a mitologia grega, PORÉM, ela é explicada e contada por nosso querido Percy Jackson.

                          

Para fechar com chave de diamante, Semideuses e Monstros, também da saga Percy Jackson. {Afirmo novamente com todas as forças que será feita uma resenha}. Infelizmente deste livro não posso falar muito para vocês. Não pesquisei muito sobre ele porque sempre encontro malditos spoilers. Portanto, deixo aqui o que fica escrito na “parte traseira" do livro.
“Você acha que Zeus se sai melhor que Ares como pai? Ou que Cronos é o pior dos supervilões? Tem certeza de que entendeu perfeitamente as profecias do Oráculo? E Dioniso: será que ele é mesmo um péssimo diretor para o acampamento dos semideuses?
Se você pensa que já tem todas essas respostas, é melhor rever seus conceitos.
Abra este livro e mergulhe ainda mais no mundo de Percy Jackson: um mundo em que deuses do Olimpo andam de bicicleta por aí, figuras mitológicas surgem a cada esquina e qualquer de nós pode acabar se descobrindo um verdadeiro herói.”


Enfim pessoal, esses são os livros que pretendo ler. No fim do mês volto para contar se conseguir ler todos ou mais. Até a próxima, prometo que não demoro pra voltar!



domingo, 16 de agosto de 2015

Resenha - Mau Começo - Desventuras em Série - Lemony Snicket

Informações técnicas:

Nome: Mau Começo - Desventuras em Série - volume 1
Autor: Lemony Snicket
Editora: Editora Seguinte
Ano: 2014
Páginas:147 páginas



Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje eu vim com a resenha do primeiro livro da minha série favorita: Desventuras em Série! Bom, essa série é um pouco antiguinha já, foi lançada pela editora Companhia das Letras aqui no Brasil,mas não teve tanto burburinho. Ano passado a editora Seguinte (selo da Companhia) relançou todos os livros e eu comprei o box com eles esse ano. Eu comecei a ler a série em 2011/2012 emprestada de um amigo e me apaixonei e esse ano comecei a reler por causa que a história será transformada em série de televisão em 2016. Infelizmente, não há muitas informações sobre ela (estava circulando pela internet um teaser, mas foi descoberto que era falso). Enfim,vamos a resenha!




Como eu já disse, é o primeiro livro de uma série que contém 13. Nesse, somos introduzidos aos jovens Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny. Eram crianças ricas, com uma família amorosa e peculiaridades (A mais velha,Violet,gosta de inventar;Klaus ama ler e a bebê,Sunny, gosta de morder coisas). Até que um dia enquanto estavam na praia, recebem a notícia de que seus pais foram mortos em um incêndio em sua própria casa. Orfãos e não podendo usar sua herença (são menores de idade), se vem procurando um tutor. Até que o banqueiro carregado da herança deles encontra um parente muito distante, mas é o único que mora na cidade, então as crianças vão até a casa dele. Este homem é o conde Olaf,um ator decadente e um homem horrivel, que não as trata bem e manda os orfãos fazerem vários trabalhos de casa e coisas do tipo. Só que no meio dessa história, eles vão descobrir vários mistérios, simbolos de olhos e um plano de roubar a sua fortuna.

Eu sou muito suspeita para falar, mas o livro é incrível. É curtinho,com algumas ilustrações e a leitura flui muito fácil. Não tem o que falar sobre a escrita do Lemony Snicket (que é um nome fictício para o autor Daniel Handler), temos que ler para entender mesmo, mas já adianto que o estilo de escrita é marcante e inconfundivel. Literalmente,desde a primeira página* temos um mistério e a cada livro que passa conseguimos coletar mais pistas e mais intrigas.E a construção dos personagens também é ótima, e com o passar dos livros vamos tendo uma profundidade maior em todos eles. Recomendo a leitura para todos, principalmente para o público infanto-juvenil.
*No caso, a primeira página do livro é dedicada a uma mulher chamada Beatrice, e isso pode trazer algum significado ao longo da história....
Não tenho muito o que falar sobre o livro, pois ele tem menos de 150 páginas (e várias com ilustrações) então já vou ficando por aqui.



Ahh, quase me esqueci: Vocês sabiam que foi feito um filme para os livros? No caso, a adaptação juntou o primeiro livro, o segundo (A sala dos répteis) e o terceiro (O lago das sanguessugas) e quem fez o vilão da história foi o Jim Carrey. Eu não gosto tanto do filme, mesmo as histórias sendo curtinhas, por que juntar TRÊS LIVROS em UM filme?? Claramente ficou faltando bastante coisa,e  o filme ficou com mais cara de comédia sem pé nem cabeça sabe? Quem não leu a história não fica entendendo algumas referências que não são tão bem explicadas....
Bom gente, por hoje é isso, me digam se já leram e gostaram ou se estão curiosos agora! Beijos e até a próxima!

domingo, 9 de agosto de 2015

Convite: Participe do Clubinho!

Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje eu trouxe um convite para vocês: Participem do Clubinho!
O que é isso? O booktuber (pra quem não sabe,é um youtuber que fala sobre livros) Vitor Martins decidiu criar um clube do livro no facebook! Lá, todo mês vai ter uma leitura coletiva e uma discussão,fora que você pode conhecer gente nova e gêneros literarios que não tem o costume de ler. Nós do Praticamente Leitoras estamos muito animadas em participar!

O livro desse mês é o lançamento da Editora Intrínseca chamado Mosquitolândia,do autor David Arnold:


Olhem que capa linda!

Sinopse:

“Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem.” Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Missis - sippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demô- nios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las."

Para mais informações,vejam o vídeo que o criador desse projeto, Vitor Martins fez e entrem no grupo do facebook!
Foi isso por hoje gente,até a próxima!

sábado, 8 de agosto de 2015

Resenha: Fala Sério, Amiga!

  Informações Técnicas

Nome do Livro: Fala Sério, Amiga!
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco - Jovens Leitores
Ano da edição: 2012
Páginas: 239 páginas



   Olá praticamente leitores! Perdoem a demora para trazer a próxima postagem. Como podem ver, hoje vim trazer a resenha do livro "Fala Sério, Amiga!" ,escrito pela Thalita Rebouças.
   Podemos dizer que o tema principal do livro é a amizade, como o próprio nome já indica. Cada capítulo traz uma história diferente (sobre amizade), narrada pela personagem principal Malu (Maria de Lourdes), sua idade aumenta a cada capítulo, e o leitor tem a oportunidade de acompanhar seu amadurecimento em relação a amizades.



   O livro não possui realmente uma sinopse. Portanto, para quem não conseguir ler o que está escrito na imagem acima, deixarei aqui em baixo:

"Preparada para dar boas risadas? Chegou a vez de saber como a divertida Malu lida com suas amigas. Com humor e leveza, a jovem revela situações que envolvem apelidos bizarros, namorados chatinhos de amigas não chatinhas, brigas idiotas, ciúme e sinceridade excessiva, entre outros assuntos que fazem parte de qualquer amizade. Por isso, não tenha dúvida, você vai se identificar e se divertir, é claro, com as inusitadas histórias protagonizadas por Malu."



   Bom, vamos a minha opinião. Não cheguei a "não gostar" do livro, mas não o leria de novo e não recomendaria a quem me perguntasse. Aviso prévio: este livro contém páginas brancas *chorando*. Se você é como eu e também se incomoda por páginas brancas, saiba que não foi fácil resistir a tentação de abandonar o livro.
   Confesso que o começo é bem maçante. Não existem realmente capítulos no livro, pois cada "crônica" se inicia com a idade da protagonista; por exemplo, "3 anos" "8 anos" "17 anos". Acho que é isso que torna o começo do livro maçante, as primeiras histórias são narradas a partir do ponto de vista de uma criança, tornando-as "desnecessárias". 
   Porém, como dito antes, a idade de Malu aumenta conforme os capítulos, e o livro começa a ficar mais interessante a partir dos 10 anos mais ou menos. Por ser um livro infantojuvenil, talvez aí os leitores comessem a se interessar mais. Quando cheguei aos últimos "cápitulos" me empolguei um pouco para terminar o livro; me identifiquei com algumas situações que passei/passo com minhas amigas e achei interessante. O livro acaba com Malu aos 21 anos.


   Deixo acima para vocês a divisão dos capítulos. Para finalizar, não entrarei em detalhes, mas também não gostei muito da diagramação. Deixo aqui um agradecimento especial a minha amiga que me presenteou com esse livro no meu aniversário *corações*, apesar da resenha ser parcialmente negativa, adorei a intenção com a qual ela me deu o livro e guardo com carinho <3.
   Enfim pessoal, espero que tenham gostado. Deem +1, comentem, compartilhem! Até a próxima! 

Avaliação:



Beijos,





terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha - Penadinho: Vida - Paulo Crumbim & Cristina Eiko


Informações técnicas:

Nome: Penadinho - Vida 
Autores: Paulo Crumbim & Cristina Eiko
Editora: Panini/Mauricio de Sousa (selo Graphic MSP)
Ano: 2015
Páginas: 82



Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje trouxe para vocês uma resenha sobre um graphic novel diferente: Uma história longa,romanceada e mais sentimental sobre o Penadinho! Esse mesmo, do Mauricio de Sousa. porque vamos falar de uma Graphic MSP! O projeto foi iniciado em 2013 e hoje conta com oito histórias (Turma da Mônica Laços e Lições;Astronauta Magnetar e Singularidade;Chico Bento Pavor Espaciar;Bidu Caminhos e Piteco Ingá ). Foi minha primeira experiência com esse selo e estou louca pelos próximos! Então, vamos logo para a sinopse:

Neste volume único, Penadinho descobre que sua amiga (e paixonite secreta) Alminha, irá reencarnar. Ele acaba lembrando de todas as promessas e passeios que prometeu para ela e se arrepende de não ter cumprido tudo e principalmente por não ter dito que a ama. Entre esse meio tempo em que o nosso protagonista está tentando criar coragem para dizer a sua amada, ela desaparece. Agoniado, Penadinho junta a turma do cemitério (Zé Vampir,Frank e Muminho) para procura-lá.
Depois dessa sinopse,eu preciso dizer que a obra é sensacional?  Os desenhos feitos e as cores usadas transforamaram essa edição em arte,



Fora a arte, a história em si já é um charme, tenho que dizer que é uma aventura imperdível,mas conseguiu tocar meus sentimentos também.


E uma curiosidade: Achei incrível os autores citarem o Mr. Crowley na história.Para quem não sabe, ele foi um britânico relativamente importante e controverso, e muitos músicos incluindo Led Zeppelin,Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles, Raul Seixas e  etc já citaram ele em algumas de suas composições. Está na capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (dos Beatles) e um dos maiores singles do Ozzy Osbourne tem o nome dele (clique aqui para ouvir). E no final da edição, temos vários extras,como a escolha de cores e alguns modelos de desenhos dos personagens/da capa.

Resumindo, foi uma leitura rápida e prazerosa,mas que passou uma mensagem muito boa ao mesmo tempo. Com certeza vou continuar lendo as Graphics MSP!
Foi isso por hoje gente,até a próxima!



sábado, 1 de agosto de 2015

Cidades de Papel: Livro x Filme

Comparação: Cidades de Papel - Livro x Filme - John Green

Oi gente! Aqui é a Thaís e hoje vou fazer uma resenha dupla: Cidades de Papel - o livro e o filme e algumas comparações.


Primeira parte: O livro



Cidades de Papel, livro escrito pelo John Green (sim, o mesmo autor de "A culpa é das estrelas" e outros grandes sucessos), lançado pela Editora Intrínseca. A história é contada pelo ponto de vista do personagem Quentin, que desde pequeno é apaixonado pela sua vizinha, Margo. Eles eram amigos na infância mas com o passar dos anos se distanciaram: Ela agora é a menina mais popular da escola e ele é apenas um cara meio nerd. Até que uma noite a garota aparece em seu quarto e o chama para uma aventura. Quando voltam para casa,Quentin pensa que finalmente eles vão se aproximar novamente, mas Margo não aparece na escola no dia seguinte,nem no dia depois daquele. Confuso, o menino começa a suspeitar desse sumiço e tenta encontrar pistas de qual é o paradeiro dela.
Eu gostei bastante do livro, o plot é muito bem aproveitado e todos os personagens são ótimos, e o melhor ponto para mim é essa analogia com "cidades de papel" (que no caso, são cidades inventadas por geográfos). A única coisa que me irritou foi a parte em que nosso protagonista junta seus amigos para procurar sua amada, já que é uma parte com uma narração bem arrastada,mas ao todo, super recomendo a leitura!

Segunda parte: O filme 




O filme foi lançado em julho desse ano (2015) e está espetacular! Bom, eu confesso que só tive interesse em ler a obra e ver o filme por causa dele: Nat Wolff *corações*. Não sei se alguém ai lembra ou assistia o seriado The Naked Brothers Band, que passava na Nickelodeon. Então, ele era o principal na série e desde aquela época (2007) sou super apaixonada por ele e por seus trabalhos. Então ver ele em um papel principal de um filme importante e atuando tão bem foi uma experiência incrivel. Fora a Cara Delavigne, mas não achei ela tãão boa assim, já que em algumas cenas eu achei que ela ficou muito sem expresssão sabe? Tipo a Kristen Stewart e os atores secundárias,que acompanharam o Quentin na sua jornada foram os que roubaram a cena. Com eles, a história muda um pouco o seu tom e celebra a amizade e as mudanças que acontecem na nossa vida e o futuro dos jovens, já que estão tão preocupados com ele e acabam não vivendo verdadeiramente o presente. O único ponto fraco foi a dublagem da Cara (sim,na minha cidade só estava pasando dublado,mas fui duas vezes ao cinema mesmo assim) e a trilha sonora, ela é muito boa, mas não foi tão marcante quanto a de "A culpa é das estrelas" por exemplo. Aliás, O maravilhoso Nat Wolff tem uma banda com o seu irmão mais novo,Alex (que também participava da The Naked Brothers Band) e eles fizeram a música "Look Outside" para o filme.

Terceira parte: Livrou ou filme?

Gente, eu particularmente preferi o filme, mas acho que é muito válido ler e assistir a obra. Acredito que por causa de um bom elenco e de realmente podermos ver as cenas, tudo se tornou mais real e paupavél,senti muita empatia pela Margo e realmente entendi o porque dela ter feito o que fez. E o final que foi "um pouco" alterado pra mim foi o melhor, muito mais real e com uma mensagem melhor, mostrando ainda mais o forte laço de amizade dos personagens. Fora que a adaptação cinematografica deixou o enredo mais leve e mesmo assim, com uma mensagem ainda mais forte que o livro.


Citações: 

"Talvez todos os fios dentro dele tenham se arrebentado".
"Nada acontece como a gente acha que vai acontecer".
"O para sempre é composto de agoras".
"-Meu coração está acelerado - falei" "-É assim que a gente sabe que está se divertindo".
"Esses adolescentes são como balões de hélio presos por um barbante".
"Dá pra ver o quanto é falso. Não é nem consistente o suficiente para ser feito de plástico. É uma cidade de papel".
"Quanto mais eu trabalho, mais percebo que os seres humanos carecem de bons espelhos". 
Foi isso por hoje gente, e vocês? Já leram/Assistiram? O que acharam? Até a próxima, beijos!